banner
educar

"Raramente se emprega a palavra educação sem lhe limitar imediatamente o sentido. Ao usá-la, pensa-se na Escola e, no entanto, a educação faz-se, inicialmente, na família, sem falar desse “meio-termo” que é constituído pela rua, o desporto, os movimentos de juventude, os media, etc. Pensa-se no ensino, como se a educação não fosse tanto física, estética, moral, afectiva, como técnica e intelectual. Pensa-se na criança, mas não estão os adultos, também eles a educarem-se sem cessar, mesmo que não seja senão pela experiência da vida." O que é educar?
apcrsi, lernfreiheit & lehrfreiheit

Férias em família: como lidar com os mais pequenos

O intervalo escolar é sinónimo de mais tempo em família, mas há exageros que devem ser evitados. "Nem pais a menos nem pais a mais", diz o psicólogo e docente José Morgado.



Ana Cristina Marques In Observador, 10jul2014

Cristina Valente: “Divinizamos os bebés desde muito cedo e tornamo-los tiranos”

É psicóloga e, pela primeira vez, escritora. Acha a culpa paterna inútil e garante que o castigo afeta uma criança no longo prazo. E para que lado pende a balança?



Ana Cristina Marques In Observador, 02jul2014

O que não deve (nunca) dizer aos seus filhos

'Não é preciso ter medo' ou 'se gostasses de mim não te portavas dessa maneira' são frases que diz sem pensar e à pressa? Mas o seu filho não as esquece. Nunca desvalorize o poder das palavras: elas podem ser a diferença entre uma criança alegre e confiante e um miúdo inseguro e infeliz.



Catarina Fonseca In Activa, 27jun2014

Eduard Estivill: “Pais inseguros criam filhos inseguros”

Mais do que um pediatra, Eduard Estivill assume-se como cientista. Em entrevista ao Observador, o pai do famoso método para o sono defende que as regras são essenciais para criar uma criança..



Ana Cristina Marques In Observador, 17jun2014

Estranhas formas de amar os filhos...

Estranhas formas de amar estas...não sabe amar um filho quem não o educa e cuida, e isso implica ser maduro, ter alguma inteligência e ser sensível. Palavras pouco técnicas, é certo, todas elas têm um sinónimo nos livros de psicologia, mas não é a tecnocracia da parentalidade que nos guia neste texto.


Catarina Ribeiro In Público, 10jun2014

“Todos os castigos são inúteis”, diz o pediatra do contra, Carlos Gonzalez”

Carlos González não é o típico pediatra. Em entrevista ao Observador, o também escritor desmistifica alguns conceitos na educação de uma criança, como "disciplina" e "limites".



Ana Cristina Marques In Observador, 26mai2014

Brincar é a actividade mais séria que as crianças fazem

Há muitos anos, lembro-me bem, ainda brincávamos na rua, melhor dizendo, ainda brincávamos. É certo que muitos de nós não tiveram grande tempo para brincar, logo de pequenos ficaram grandes. Não tínhamos muitos brinquedos, mas tínhamos um tempo e um espaço onde cabiam todas as brincadeiras, quase sempre na rua.


José Morgado In Público, 14mai2014

Por que é que as crianças não aprendem?

Fazê-lo passar o dia a estudar não ajuda necessariamente o seu filho. Numa altura em que as dificuldades escolares estão a aumentar em Portugal, um especialista ajuda-a a tornar o seu filho num bom aluno... e feliz!


Catarina Fonseca In Activa, 10abr2014

Lidar com a agressividade e a frustração dos filhos.

A partir dos 18 meses do seu bebé, muitos são os pais que se queixam de “birras” terríveis quando se diz “não” ao bebé, ou choro dilacerante quando se vai dar banho ou quando é para sair do banho ou é para vestir ou despir, etc., etc. É-vos familiar este cenário?


Catarina Rodrigues In Público, 06abr2014

Deixe o rapaz descer o escorrega sozinho

Proteger as crianças, sim. Atrofiá-las, não. Se é do tipo enervadinho, sempre com medo que algo de mal lhes aconteça, não leve os miúdos ao parque. Arranje alguém mais descontraído que os deixe brincar à vontade. E cair de vez em quando.


Rita Pimenta In Público, 04abr2014

Carta às mães mais que perfeitas

Eu vi-te a gritar com os teus filhos em público, vi-te a ignorá-los no parque, vi-te a levá-los à escola antes de
teres tomado banho, e de calças de pijama por baixo do casaco.
Eu vi-te a implorares aos teus filhos, vi-te a suborná-los, e a ameaça-los...


Up To Lisbon Kids, 25mar2014

Carta a uma filha

Filha, se puderes, fica. Fica neste país que é tão lindo. Fica, mas também podes ir, podes ir para onde queiras ir. Podes viajar, conhecer o mundo, mas antes de mais conhece-te a ti própria. Não viajes para tirar fotografias a viajar, viaja sim para dentro de ti, conhece-te através do mundo, das pessoas e dos lugares..


Belinda Sobral In Na Minha Merceiaria, 20fev2014

20 coisas que todos os filhos precisam que os pais saibam.

Nos anos 90, o “The Message Internacional” publicou um texto que ainda hoje, representa de uma forma muito clara o que todos os filhos precisam que os pais saibam.
É uma espécie de mapa do tesouro por passos, mas o tesouro aqui é o futuro dos seus filhos, e a caça, é para ser feita com eles. As respostas, estão no fim do arco-íris, por isso prepare-se que a aventura vai começar.


Lisbon Kids, 18fev2014

As crianças têm direito a não gostar de todos os professores

As crianças têm direito a não gostar de todos os professores. E têm direito a dar bolas amarelas ou vermelhas, por mau comportamento, a todos aqueles que não queiram ser mágicos, porque só esses dão colo e dão regras, instigam a curiosidade e acarinham as perguntas, brincam e contam histórias enquanto ensinam.


Eduardo Sá In Pais & Filhos, 22jan2014

Os bons pais fazem uma asneira de 8 em 8 horas

Contra ideias feitas, manias da perfeição e autoritarismos bacocos, o conhecido psicólogo clínico Eduardo Sá falou com a ACTIVA sobre o desafio de ser pai e mãe, a propósito do seu novo livro.


Gisela Henriques In Activa, 27dez2013

Educação Financeira dos 3 aos 20

A ideia não é ter um minieconomista em casa nem transformar a vida num MBA de economia doméstica, mas dar-lhes as ferramentas para que eles saibam usar o dinheiro melhor do que nós... O que é que podemos ensinar-lhes a cada idade?


Catarina Fonseca In Activa, 06dez2013

Bons pais preparam filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam filhos para os fracassos

Os filhos são o melhor do mundo. O sorriso de um filho, para além de contagiante é confortante. Ser mãe e pai é um desafio de vida eterno em que as preocupações, desejos e anseios são permanentes. Desde sempre, são inúmeras as preocupações dos pais sobre os seus filhos...



Clínica da Educação, 24set2013

O que fazer quando ele odeia ir para a escola

Há quem faça amigos com facilidade e seja popular entre o grupo. E quem é tímido e se transforma no bombo da festa? Saiba ajudar o seu filho quando ir para a escola é um pesadelo.



Catarina Fonseca In Activa, 12abr2013

Pais e investigadores dividem-se quanto à importância dos TPC

A maioria dos especialistas concorda que os TPC roubam tempo à brincadeiras nas crianças mais novas



Maria João Lopes In Públicom 08abr2012

10 mandamentos para o amor dos pais

Não sou - reconheço - muito amigo de soluções mágicas e minimalistas que, com "gotinhas" para adormecer,"gotinhas" para aprender a controlar os esfíncteres e "gotinhas" para estimular a atenção tem vindo a transformar o crescimento numa espécie de felicidade sintética que me preocupa.



Eduardo Sá In Pais & Filhos, 02fev2012

A importância de saber chegar a casa a horas.

Muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.



Mário Cordeiro In Acreditar, 02abr2009

: voltar ao topo :